
Hoje em São Luis, quando há um acidente envolvendo veículos, o levantamento pericial feito pela polícia militar, leva em média três a quatro horas para chegar ao local. Com a inclusão dos agentes em parceria com a PM, essa média cairá para minutos.
Serão capacitados todos os agentes. Essa é a primeira turma, elas foram dividida e cada turma é formada por 40 pessoas.
O curso tem como objetivo apresentar aos Agentes, conceitos básicos de perícia de acidentes de trânsito. Sabendo da complexidade que é a ciência do trânsito tem como proposta desenvolver técnicas básicas de investigação e levantamento de dados da cena do acidente, fotografia pericial e cálculos básicos. Não tem a pretensão de formar peritos e sim de fornecer aos Agentes um conteúdo de alto nível para um melhor entendimento do acidente assim como um maior embasamento para a produção de provas consistentes colhidas em local de acidente de trânsito.
É importante lembrar e agradecer o grupo de assessores da Superintendência de Trânsito, formados pelos agentes: Ilber, Marco Rafael, Diedes, F.Santos e Pinheiro pelo esforço e força de vontade para correr atras deste curso que é muito importante, não só para os agentes, mas , para toda cidade. Agradecer também o Superintendênte Cel. Pedro Paulo e o Coordenador Amalry, pelo apoio dado.
O curso permitiu aprimorar o conhecimento do mercado de perícia, bem como identificar responsabilidades em acidentes de transito, através de meios, técnicas e provas. Como gestor público o curso é ideal, pois a população já tem o discurso cultural de que todo acidente é culpa do estado e/ ou município, que não implantou sinazlição, redutor de velocidade e outras medidas de engenharia de tráfego. Até o próximo curso colegas”.Agente Passos SMTT – São Luis-MA.
